top of page
Buscar
salgueironews4

A similaridade das Eleições de 2000 e 2024

Em 2000 foi a primeira eleição na qual o expediente da Reeleição esteve disponível para os salgueirenses. Contudo, o então Prefeito Paulo Afonso ( PFL ) sequer foi cogitado por seu grupo para ser candidato. E isso não surpreendeu a ninguém, dado total descalabro daquela Gestão, que até hoje causa traumas nos cidadãos. Foi preciso que o recém aposentado Dr. Chico, um total desconhecido do povo de sua cidade natal, fosse lançado candidato. O resultado, todos lembram.


Acontece que a margem de votos naquela eleição foi, numericamente, a maior até 2012, quando Alvinho ( com Dr. Chico de vice ) perdeu por quase 4 mil votos. Mas voltemos a 2000: o fato era que o Grupo dos Leões não tinham um nome viável para concorrer. E é aqui que a história daquela eleição cruza com a deste ano: as Zebras também não tinham. E os 6.106 votos de diferença provam isso. E muito mais.


Existe relação também entre as eleições de 1996 e 2020, quando uma Gestão boa foi reprovada nas Urnas, dando um refresco - momentâneo - ao grupo vencedor. Em 1996 Cleuza Pereira foi derrotada por mais de 2,6mil votos ante Paulo Afonso que sequer seria candidato em 2000. O fato é que assim como em 2000, o grupo das Zebras não tem um nome sequer viável para as próximas eleições. É preciso fazer um nome do zero. Mas existem outros problemas...


Por 3 eleições Dr. Chico foi o cabeça de Chapa e perdeu em todas elas com a que teve mais chances a de 2004, quando perdeu por pouco mais de 1,3mil votos. Ainda viria mais uma derrota até que um nome viável aparecesse em 2016: Clebel Cordeiro. Acontece que não veja este desprendimento do lado da Família Sá. Uma vez que talvez fosse mais fácil ter apostado em outro nome que não o de Marcones. Igual acontecera em 2000.


Os Sá tiveram uma dura derrota em 2024, não apenas na Majoritária. Lamartine, conhecido como Lalá, teve míseros 202 votos, o que é uma vergonha ele sendo filho de quem é ( Dr. Severino ). Fátima Carvalho não foi reeleita ( mesmo tendo área do Governo sob sua influencia ) e o único nome Sá é da oposição ( Léo Parente ). A questão que fica é: será que eles demorarão tanto tempo para entender que não tem mais a primazia na política de Salgueiro? Os Sampaio se renovaram, mas isso levou 16 anos. Quanto tempo demandará algo assim pelo lado dos Sá? Sem falar que Marcones nem se parece com Dr. Chico e, duvido, que ele seja capaz de aceitar ser vice de alguém...


Espero que outra coisa una 2000 e 2024: que tenhamos um mandato infinitamente melhor do que o anterior. Conhecendo os eleitos, tenho certeza que teremos um mandato muito a frente do seu tempo. E que os derrotados, duramente, façam um reflexão. Se fizerem rapidamente, talvez possam endurecer os próximos pleitos. Se não... 2000 e 2024 terão mais alguma coisa em comum.

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page