
Eu mesmo já perdi as contas de quantas vezes, Ministros e Presidentes cravaram que agora seria pra valer, me referindo apenas as retomadas das obras da Transnordestina. Ontem o Ministro Tarcísio Freitas anunciou em Recife a retomada das obras de interligação do Porto de Suape a Salgueiro, informando investimentos de montra de 5 bilhões. Não foi o primeiro a fazer e, sendo bem sincero, duvido que seja o último.
Lançada em 2007 ( ou seja, a mais de 14 anos ) pelo então Presidente Lula, a obra desde o começo foi feita da pior maneira possível: espalhada por 3 estados ( Piauí, Pernambuco e Ceará ) para beneficiar aliados nestes estados. Assim, a obra ficou pulverizada em diversos canteiros, e temos trechos prontos que não se conectam. E por não se conectarem, liga lugar algum a canto nenhum. Uma total irresponsabilidade.
Orçada em 4,7 bilhões de reais, em conta mais recente já consumiu mais de 12 bilhões e segundo especialistas seriam necessários mais pelo menos 6 bilhões. A Lava Jato recuperou mais de 9 bilhões, então a real é uma só: dinheiro não faltou. Então porque a mesma não foi concluída? Falta de vontade política do Presidente Lula e depois de Dilma Rousseff, ambos do PT. Não custa lembrar que o prazo inicial de entrega era 2010. Estamos, portanto, com 10 anos de atraso. Seis dele com Governos do PT.
Agora Bolsonaro envia seu melhor Ministro para anunciar que o trecho de Suape a Salgueiro será concluído. Mas não disse em quanto tempo. Antes anunciara a ligação de Salgueiro com o Porto de Pecém em Fortaleza. Também sem prazos definidos. Tarcísio merece um voto de confiança, mas duvido que ele fique no cargo depois de 2023...
O fato é que a obra é um escárnio e um prova indelével da falta de respeito dos Governos do PT, que para muitos foram bons. Imagina se tivessem sido péssimos. E por fim convido o amigo leitor a me ver hoje no Jornal da Record a partir das 19:45. Gravei na quarta participação falando desta vergonha nacional, que consumiu muitos recursos e que não funciona.
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