Pesquisa Real Time: Raquel, como esperado, lidera com ampla vantagem sobre Marília Arraes
- Flavio Vieira
- 11 de out. de 2022
- 2 min de leitura

Em postagem feita segunda passada, eu fiz uma projeção por demais óbvia: Raquel Lyra ( PSDB ) apareceria a frente de Marília Arraes ( Solidariedade ). E fiz algumas contas para sustentar isso. E ao que parece, eu entendo alguma coisa de política, porque segundo a pesquisa Real Time Big Data a ex-Prefeita de Caruaru tem 61% contra 39% nos votos válidos.
Raquel ainda não está participando dos atos da campanha, que seguem a cargo da Vice Priscila Krause, mas agora faz as gravações do Guia Eleitoral. Ela estuda se expor ao mínimo, uma vez que não custa lembrar que ela perdeu o Marido no dia da eleição. E a mesma deve ficar assim por pelo menos mais 10 dias.
O resultado era mais do que esperado, porque Marília teve muito menos votos do que as pesquisas mostravam. Dependendo do Instituto a Deputada tinha até 40% dos votos válidos e terminou com menos de 25%. Porque tal diferença? Vários fatores podem ser listados, mas um deles me chama mais a atenção: a baixíssima votação em Recife. Ele terminou em terceiro, atrás de Raquel e Anderson Ferreira ( PL ), mas ela quase foi eleita Prefeito a 2 anos. O que me leva a crer que as pesquisas foram em locais onde ela teve mais votos do que em lugares onde ela patinou agora.
Seja como for, para Marília as chances de virar o jogo é quase impossível: os apoios importantes foram todos para Raquel e a ela sobrou apelar para a nacionalização da disputa, o que Raquel Lyra não fará. E nem parece que os eleitores queiram fazer isso, uma vez que os votos dos candidatos não alinhados a Lula tiveram muito mais votos do que os que ( apenas sabem ) defendem.
São 19 dias para tentar uma virada. E o histórico recente da Deputada em Debates não parece crível apostar neles para isso. Raquel teve desempenho exemplar nos confrontos e nada aponta que ela piore repentinamente. Aguardar os novos levantamentos, mas por hora a ex-Prefeita tem todos os motivos para se animar.
Comments