Prefeito renovou Decreto de Calamidade, mas como acreditar nele se só o FPM subiu 36,34% ante 2020?
- Flavio Vieira
- 2 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
O Prefeito Marcones Libório ( PSB ) fez algo que parece até piada esta semana: renovou por mais três meses o Decreto de Calamidade Financeira devido a Pandemia gerada pela Covid-19. Antes de tratar das incongruências nesta decisão, olhem este gráfico:

No gráfico resta claro o incrementos das receitas entre o primeiro trimestre de 2020 ( antes da Pandemia ) e agora em 2022, quando a Pandemia se não acabou está bem menos terrível. A linha é crescente e chama atenção mesmo que a pessoa não entenda de estatística. São incríveis 36.34% de aumento em relação a 2020.
E não é como se apenas neste ano tivesse subido e que no ano passado a Prefeitura tivesse penado com relação as receitas. Em 2021 já teve crescimento bem forte, de 21,29% mais precisamente. E isso é apenas uma das Receitas, por mais que seja a principal, isso retrata a recuperação da economia e como isso impacta positivamente o Tesouro Municipal.
Então, porque raios o Prefeito renovou o Decreto? Primeiro porque ele pode, com base na decisão do STF tomada no começo da Pandemia em 2020. Segundo porque ele e seu desgoverno estão perdidos, sem terem rumo ou foco, E terceiro porque assim, ele tem liberdades para contratar sem precisar seguir na integralidade a Lei N.º 8.666/93, a Lei das Licitações. E pode alargar os limites da LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal. Algo bem indicado quando não se tem projeto de Governo.
Trocando em miúdos: inexistem motivos decentes para a renovação do Decreto. Mas é o Prefeito Fake, esperar o que né? Curiosamente, ou não, mesmo com tanto incremento de receita até agora a Prefeitura não iniciou uma única obra de pavimentação. E não se esqueçam que o Prefeito odeia Emendas Parlamentares...
Comments