
Eu tenho 50 anos, completados em Março. Os primeiros jogos que me lembro são os de 1980, mas as imagens gravadas foram do mascote, o simpático e fofo Ursinho Misha chorando na épica Cerimônia de Encerramento, nos jogos marcados pelo Boicote liderado pelos EUA contra a invasão do Afeganistão pelos Russos. O que foi devolvido nos jogos seguintes, disputados pela segunda vez em Los Angeles.
Acontece que naqueles dias o Brasil era desconhecido em grupos. Até 2000, pra ser bem sincero, somente com o Salto Triplo estivemos no topo do mundo e super respeitados no mundo olímpico. Tentando ser bem justo, na Vela com Torben Grael e Robert Sheidt também fomos. Em 2000 Rodrigo Pessoa era o melhor da sua categoria e Gustavo Kuerten um dos melhores também. Mas era algo em modalidades não consideradas nobres.
Com Rebeca Andrade... chegamos ao topo. Nunca tivemos um atleta em olimpíadas como ela. Alguém que chega e domina. Nada de cobrar os favoritos que não venceram, eles tiveram grandes adversários. E vencer não é fácil, nunca é. Já Rebeca compete contra o Michael Jordan, o Muhamed Ali, a Steffi Graf da sua modalidade, o que torna tudo mais complicado. E ela vai lá e a vence no Solo...
Rebeca é, não tenho a menor dúvida disso, um fenômeno. Como foi Adhemar Ferreira da Silva. É um talento geracional, daqueles que por vezes conseguimos. Ela agora tem 6 Medalhas: 2 ouros, 3 pratas e 1 bronze, quatro delas conquistadas nesta edição Assim ela supera 3 homens:
Izaquias Queiroz com mais medalhas em uma edição de jogos ( 3 em 2016: 2 pratas e 1 bronze );
Torben Grael e Robert Scheidt com mais medalhas no geral ( Ambos tinham 5, com 2 Ouros ).
Não é, seguramente, um feito qualquer. Lembrando que até os jogos de 1996 nenhuma mulher conquistara medalha ( naqueles jogos ganhamos ouro e prata nas Duplas Femininas no Volei de Praia e prata no basquete feminino ). E que até 2008 nenhuma medalha de ouro ou prata tinha sido conquistada em modalidades individuais ( Katelyn Quadros bronze no Judô e Maurren Maggi ouro no salto em distância ).
Rebeca supera Simone Biles em algumas provas e chega perto dela em outras. Hoje foi um destes dias, com ela vencendo no Solo. E a foto que ilustra este post e todo o desenrolar da conquista, deixa bem claro o tamanho dela. Biles e Jordan Chiles fizeram uma reverência histórica. Algo que denota o quanto Rebeca é gigante.
Ela é espetacular. E temos que a contemplar e a ovacionar. Porque ela merece demais.
Comments